Seguir em frente – Saindo da “Fossa”
Para tratar dessa dor emocional e sair dessa cova profunda é preciso concluir as lembranças e fechar a porta dos sentimentos daquele amor que não deu certo. O luto é a fase de cura até se deixar de sofrer pela perda de alguém.
Índice
Seguir em frente – Cura do Coração
Há várias maneiras de auxiliar no processo de cura do “coração”: Modos de sair da “fossa”: A primeira fase é a pior: implica sofrimento – necessário para o processo da cura:
– Chore, chore muito, ensope travesseiros! Ouça as mesmas músicas românticas que vocês ouviam, leia as cartas ou os bilhetinhos escritos, assista a filmes que vocês filmaram juntos, veja as fotos, não contenha as lágrimas.
- Volte ao lugar onde se conheceram, passe em frente aos lugares em que vocês se encontravam.
- Não jogue ainda os objetos antes partilhados.
- Não faça segredos do sofrimento, não tente sorrir sem vontade, ou manter o bom humor. Permita-se chegar ao fundo do poço.
- Escreva uma carta com os seus desapontamentos.
- Converse com Deus. Sinta sua luz clareando a noite escura.
- Ande com os pés descalços sobre a relva pela manhã, respire fundo! Faz muito bem ao corpo e tem efeito antidepressivo.
- Faça exercícios físicos.
- Leia bons livros.
- Procure uma pessoa amiga ou um terapeuta para desabafar, alguém para ouvir todos os seus sofrimentos, suas lamentações. Seja alguém especial a ponto de que você consiga também se ouvir, deixando aflorar a tristeza enquanto fala. A tristeza é um remédio para minimizar e derrotar a dor. Não guarde segredos, coloque para fora as sensações de culpa, principalmente por ter deixado de fazer algo que poderia ter feito.
- No momento em que os seus amigos perguntarem como você está se sentindo, não minta, querendo dar impressão de estar forte. O desabafo tira um peso dos ombros.
- Não espere que os outros adivinhem seu sofrimento.
- Perdoe ao outro e a si mesmo(a).
- Faça algo de bom para alguém que precisa, ajude um necessitado. A boa ação causa a sensação de bem-estar. Recuperando a autoestima: Após essa primeira fase de desinfecção e tristeza, comece a cultivar alegria e os bons fluidos fortalecerão sua autoestima. Repita: “Eu vou superar isso!” Lembre-se de que outras pessoas já passaram pelo que você está passando e recuperaram-se. Tenha paciência com você. Coloque-se em primeiro lugar, você é mais importante!
- Faça atividades de que você goste. Respiração e movimento auxiliam o sistema linfático.
- O sol da manhã, ou o do fim da tarde, é pura energia.
- Desenvolva algum hobby.
- Faça algo divertido: dançar, cantar, ir a teatros e passeios.
- Ouça músicas alegres e de que você goste muito. A música eleva a alma.
- Reconheça que o momento por que você está passando o(a) fortalecerá. Um dia alguém precisará dos seus “ouvidos”.
- Lembre-se das coisas boas que vivenciou na infância, ou na adolescência, vá ao bosque, a um parque de diversões, ou a um circo.
- Assista a filmes interessantes que o(a) prenda na tela.
- Seja a melhor pessoa que puder.
- Faça uma lista de coisas que você gostaria de melhorar em sua vida, arregace as mangas e recomece a seguir adiante.
- Adote um animal de estimação. Cuidar de um bichinho vai fazer muito bem ao seu coração. Se o processo de cura for respeitado, a dor irá embora de modo completo e permanente! Acredite que você irá sarar! Todos os dias o sol se põe, a noite vem e de tudo toma conta, trazendo a escuridão. Depois, os pássaros começam a cantar e um outro dia surge, trazendo consigo luz, calor e vida. Sem a noite, não há o dia!
Espero que tenha Gostado, não deixe de ler nosso artigo sobre Mudanças de Atitudes
Nos siga no Facebook
Estamos no Pinterest