Separação
O fim de um relacionamento pode ser uma experiência muito difícil e dolorosa para qualquer pessoa. Seja ela famosa ou não, a dor é igual, o sofrimento não escolhe só o estrelato.
As separações estão acontecendo a todo momento, não só os famosos se separam, como Sabrina Sato e Duda Nagle ou Preta Gil de Rodrigo Godoy e mais outros ilustres como Cauã Reymond e Mariana Goldfarb. Os ilustres desconhecidos também se separaram como José e Ana, ou o João e a Carolina e o Pedro e a Raquel.
A separação pode ser um processo longo e doloroso, que exige muita força e resiliência para superar. Os cônjuges ficam com sentimentos de raiva, tristeza e até mesmo de culpa. É importante lembrar que este é um momento em que você precisa cuidar de si mesmo(a), buscar ajuda profissional para lidar com esses sentimentos. Seja qual for o motivo da separação, é preciso ter muito amor próprio para lidar com as consequências e seguir adiante com sua vida.
Índice
Algumas coisas que podem ajudar a lidar com seus sentimentos:
Permita-se sentir as emoções, extravase:
É normal sentir tristeza, raiva, frustração, confusão e uma série de outras emoções quando um relacionamento chega ao fim. Não se sinta mal por sentir essas coisas. Permita-se sentir e processe suas emoções de uma maneira saudável. Extravase, chore se for preciso, não reprima suas emoções, viva o momento sabendo que a ferida vai cicatrizar com o tempo.
Dê a si mesmo tempo para se curar:
O tempo é um grande curador. Dê a si mesmo tempo para se recuperar do término do relacionamento. Não se apresse em pular para um novo relacionamento, é um erro fatal que vai gerar mais dor e vai demorar mais tempo para a cura.
Cuide-se:
É importante cuidar de si mesmo durante esse período. Isso pode incluir dormir o suficiente, fazer exercícios, comer bem (não comer muito e sim com qualidade), meditar ou fazer outras atividades que você gosta. Desafie-se a fazer algo que sempre quis e não fez ainda.
Converse com alguém:
Falar sobre seus sentimentos e emoções com um amigo, familiar ou terapeuta pode ajudá-lo a processar o término do relacionamento. Falar e se ouvir falando faz parte do processo de cura. Você vai perceber seus erros e acertos, mas não como forma de autopunição no caso dos erros e sim de aprendizado pra vida.
Não se culpe:
Por nada, nem pelo fim do relacionamento. Às vezes, as coisas simplesmente não funcionam. Em vez disso, concentre-se em aprender com a experiência e seguir em frente.
Facilite a vida da pessoa que partiu:
É comum ver situações de casais que se separam e a vida se transforma em um ringue de luta. “Já que não me ama, então que aguente o meu ódio”. Jamais caia nessa cilada.
Usar filhos ou situações financeiras para dificultar ou fazer birra para atrapalhar é pior pra você e sua cura interna. É pior para seus filhos, porque sempre serão filhos dos dois, portanto terão muitas questões a serem acertadas pelo bem deles durante a vida destas crianças.
Quanto mais você facilitar para o seu antigo amor, mais vai facilitar a sua vida e a sua cura.
Foque em seus objetivos pessoais:
Trabalhe em direção a eles. Isso ajudará a dar um senso de propósito e direção durante esse período difícil.
Conduza de forma justa pra você e todos os envolvidos:
Lidar com o fim de um relacionamento pode ser difícil, mas com o tempo e esforço, você pode superar e vai ficar só a cicatriz e o aprendizado. Nenhum corte cicatriza instantaneamente, tudo leva o seu tempo, assim o que hoje dói e incomoda no futuro será só uma lembrança.
Obrigado pela leitura e saiba mais sobre o amor, relacionamento e compreensão do sexo oposto no site Coaching Love.
Nos siga no Facebook
Estamos no Pinterest