Gaslighting – Efeitos Devastadores

Gaslighting: Artimanhas psicológicas e os efeitos devastadores nos jogos amorosos

Durante secção de Coachinhg Love uma pessoa me contou sua experiência com um homem que ela havia conhecido em uma rede social. Isso me deixou de cabelo em pé e resolvi compartilhar o ensinamento deste módulo (Sabedoria emocional). Porque ela estava sendo vítima de Gaslighting

O que é Gaslighting?

É uma manipulação psicológica para destruir a saúde mental de uma pessoa, fazendo com que a vítima acredite que está enlouquecendo, que as vezes sai fora de si e que se esquece de tudo. O malfeitor distorce a realidade, mente e manipula.

Como este nome foi dado ?

Primeiramente esse nome foi dado em referência ao filme Gaslighting 1940 (cenas gravadas a meia luz), um suspense britânico baseado em uma peça teatral de 1938 e a mesma versão se tornou ganhador do Oscar em 1944 com Ingrid Bergman.

Na versão original um homem e uma mulher após um rápido relacionamento se casam e vão morar em uma casa antiga da família dela. Após a mudança para esta casa ele se torna cínico, fica estranho com ela. Ai começa a manipulação com a inocente esposa.

Ele mente, diz que ela está desmemoriada, a engana fingindo sair para alterar a intensidade da luz nos momentos em que ela fica sozinha. O malfeitor utiliza uma sequência de maldades, esconde objetos e a faz acreditar que ela está com problemas de memória, que é louca e assim vai.

No roteiro do filme deu tudo certo no final, mas nem sempre é assim na vida real. Uma comissão de médicos identificaram os efeitos e em meados de 1960 essa manipulação teve o nome de Gaslighting

Vitimas – Gaslighting

 As pessoas que são vítimas de sociopatas e narcisistas sofrem muito com isso a níveis inimagináveis por quem nunca passou por esta experiência demolidora que

causa conflitos psíquicos, instabilidade emocional desencadeia a ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima, cria duvida da percepção e da memória. As acusações repetitivas colocadas pelo manipulador faz a vítima acreditar no que ouve dele, e ai começa pelo autojulgamento negativo e depreciativo, “Acho que estou louca mesmo, fiz errado, eu esqueci, exagerei, azedei o caldo, falei o que não devia” etc.

O manipulador pode usar uma conversa social para fazer acusações. Inicialmente a vítima pode nem responder a um comentário maldoso ou a falsa acusação negativa, para não criar um clima ruim, mas depois com as repetições a pessoa passa a ficar perdida com a saúde mental deteriorada. O manipulador pode cometer atos como esconder a chaves do carro, óculos, o celular, ou outros objetos e acusar a vítima de ter guardado e ou perdido.

De repente ele aparece do nada, justamente no momento em que a vítima está ocupada, afirmando que combinaram fazer compras, ou um almoço, ou jantar, ou viagem ou visita e que ela não está se lembrando. Ele mente descaradamente!
 Mentiras assustadoras e pungentes recorrentes de um manipulador para deixar a vítima confusa e desorientada

Frases como:

  • “Você esqueceu de novo?”
  • “Você chora à toa”.
  • “Você está paranoica”
  • “Isso é coisa da sua cabeça”.
  • “Você não consegue mesmo perceber”
  • “Mas já te falei muitas vezes isso você não lembra?”
  • “Tenho que ter paciência com você”.
  • “Você é sensível demais”
  • “Você é louca”.
  • “Suas negligencias estão começando a perturbar nossa vida familiar e social.
  • “Você vive com a cabeça nas nuvens”
  • “Você é problemática”
  • “Você é desequilibrada”
  • “Você é perturbada”

Qual a vantagem do malfeitor?

Então, com a violência emocional e o declínio do da vítima, o malfeitor manipula para ter segurança financeira e emocional, sim porque ele também sente prazer em causar este auto poder, pela dependência da vítima e a segurança de não ser abandonado, não por ter despertado o amor, mas pela dependência emocional que causou.

Provavelmente a vitima se apaixonou por um homem que a cativou, que inicialmente foi atencioso, amoroso, exatamente como projetado em suas expectativas e isso impossibilita a clareza dos fatos e do comportamento dele.
 O relacionamento se torna sombrio, com falsas alegrias e muita estranheza.
 O malfeitor detém o poder, o controle total sobre a vítima, física, emocional, sobre o cotidiano, financeira e esconder fatos e segredos.

É muito difícil a pessoa envolvida perceber que está sendo manipulada e enganada pois perde a percepção e se confunde. Com essa tática o malfeitor consegue ter o controle e fazer com que a vítima se sinta incapaz, com baixa autoestima e assim ela se torna dependente por não acreditar em si mesma, em sua saúde mental e percepção. 

Como Agir? O que fazer? – Gaslighting

Se alguém estiver agindo assim com você e causando conflitos emocionais usando esse tipo de conversa, sem nenhuma causa pré determinada e querendo te convencer que você está com sua saúde mental abalada demais, procure ajuda imediatamente, fale com pessoas de sua confiança a respeito (Amigos, familiares, psicólogos, coachs, médicos). Se ajude!  

Então, é muito difícil a própria pessoa perceber que está sendo manipulada e passa a acreditar, muitas vezes precisando de terapia e tratamento médico para curar o dano psicológico e emocional causado pelos efeitos devastadores dos jogos amorosos.

Roseli Sanches Carvalho – Cupido profissional

Roseli Sanches
Roseli Sancheshttps://coachinglove.com.br/
Sou Roseli Sanches Carvalho, uma entusiasta em desvendar os mistérios dos relacionamentos amorosos. Minha paixão é compartilhar conhecimento e reflexões que possam inspirar pessoas a viverem amores mais saudáveis e felizes. Dedico-me a estudar as dinâmicas do amor, buscando oferecer perspectivas que iluminem o caminho para relações mais profundas e significativas.

Posts Recomendados