É uma manipulação psicológica para destruir a saúde mental de uma pessoa, fazendo com que a vítima acredite que está enlouquecendo, que as vezes sai fora de si e que se esquece de tudo. O malfeitor distorce a realidade, mente e manipula.
Esse nome foi dado em referência ao filme Gaslighting 1940 (cenas gravadas a meia luz), um suspense britânico baseado em uma peça teatral de 1938 e a mesma versão se tornou ganhador do Oscar em 1944 com Ingrid Bergman.
As pessoas que são vítimas de sociopatas e narcisistas sofrem muito com isso a níveis inimagináveis por quem nunca passou por esta experiência demolidora que causa conflitos psíquicos, instabilidade emocional desencadeia a ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima, cria duvida da percepção e da memória.
◉ Você esqueceu de novo?” ◉ “Você chora à toa”. ◉ “Você está paranoica” ◉ “Isso é coisa da sua cabeça”. ◉ “Você não consegue mesmo perceber” ◉ “Mas já te falei muitas vezes isso você não lembra?” ◉ “Tenho que ter paciência com você”. ◉ “Você é sensível demais” ◉ “Você é louca”.