Um Vilão Chamado Ciúmes

Ciúmes

Quem ama sente ciúme?

Então é comum ouvir esta frase. Pode-se acreditar que uma coisa leva à outra, mas qualquer exagero é sempre nocivo. Sentir um pouco de ciúme da pessoa amada, não é motivo de preocupação.

Isto é normal e até saudável. Ciúmes zero é raro. O grande perigo ocorre quando o ciúme toma grandes proporções. Sem que se tenha consciência, a pessoa enciumada pode ultrapassar limites. Com isto confina afeições, sufocando-as. Consequentemente, leva o relacionamento ao fracasso.

Justificativa

A pessoa ciumenta se justifica, porque está cheia de paixão. Por tal razão, ela briga, importuna, telefona a toda hora, quer saber onde se esteve, o que se fez e todos os outros pequenos detalhes que aconteceram, desde o último momento em que estiveram juntos, até aquele momento.

Enfim, demonstra estar com uma louca e doente paixão. Deseja exclusividade total. Dois sentimentos se mesclam, controle e o medo da perda da pessoa em que deposita seu amor. Exatamente o medo da perda e da solidão pode levar a realizar seu temor.

Como um ciclo, o pavor da solidão é tamanho, que gera o ciúme excessivo, depaupera o relacionamento e leva de volta à solidão que tanto temia. Existem pessoas que têm maior dificuldade em lidar com essa ameaça, ou risco. O ciúme é derivado do sentimento de posse sobre o outro; é uma sensação intempestiva originada da paixão. “Se ele é meu, não pode ser de mais ninguém”, e, para defender minha propriedade, eu posso tomar qualquer atitude”.

Não passa por esse tipo de mente que o parceiro é um indivíduo dotado de vida própria, que possa ter um círculo de amizades e contatos além da relação do casal. Não acredita que as amizades sejam apenas amizades. Falta a confiança.

Então haverá sempre alguém desejando roubar o que “lhe pertence”. Quem sofre de ciúmes, dá muita importância aos menores gestos, vê miragens, segundas intenções, fantasmas em todos e tudo. Fica procurando pequenos indícios que possam revelar uma traição. O que é pior: todos sofrem com isso. A tendência é que as pessoas acabam por isolar o ciumento.

Se for o seu caso, procure ajuda profissional de terapeutas, psicólogos ou coaching, e renove a sua vida amorosa e busque qualidade no amor.

Espero que tenha gostado!

LEIA TAMBÉM:

Nos siga no Facebook

Estamos no Pinterest

Roseli Sanches
Roseli Sancheshttps://coachinglove.com.br/
Sou Roseli Sanches Carvalho, uma entusiasta em desvendar os mistérios dos relacionamentos amorosos. Minha paixão é compartilhar conhecimento e reflexões que possam inspirar pessoas a viverem amores mais saudáveis e felizes. Dedico-me a estudar as dinâmicas do amor, buscando oferecer perspectivas que iluminem o caminho para relações mais profundas e significativas.

Posts Recomendados