Amor e Empatia – Como a empatia pode influenciar no amor?
A empatia influencia em tudo, porém ser empático nem sempre é tão fácil.
Quem possui essa virtude parece mágico com o dom da empatia.
São atitudes simples e apesar de “simples” enfrentam barreiras internas que impedem de maneira silenciosa o seu afloramento.
Índice
Desenvolva a sua empatia com algumas práticas, quebre as suas barreiras e se desenvolva, vai trazer bons resultados no amor e na vida em geral.
As pessoas valorizam quem possui o dom da empatia e sempre as ajudam, quase que inconscientemente.
Empatia em pesquisa é “capacidade de sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções do outro, se colocando em seu lugar”.
O termo grego empatheia (“paixão”), que origina a palavra empatia dá a pista para a sua magia, encantam quem as conhece.
O que elas fazem? Qual a forma de se comunicar?
Sabendo essas respostas você pode se desafiar a ativar a empatia e melhorar a balança entre Amor & Empatia. Porém, lembre-se, uma relação empática depende das duas partes, é impossível a empatia se desenvolver quando somente um se esforça.
10 Práticas empáticas
- Não ser egoísta. O egoísmo, é um sentimento antagônico, portanto é o primeiro ponto a se trabalhar.
- Sem preconceito. Seja aberto ao que lhe é estranho ou ignorado, ou novo ou só diferente.
Pessoas empáticas tem a tendência em se interessar pelo diferente, questionar, ouvir. O preconceito é um sentimento sutil que aparece de várias formas. - Ser curioso. Ter curiosidade sobre o desconhecido, gostar de saber sobre outras visões de mundo, sair do comum, sair do que você está acostumado.
Segundo o guru da felicidade Martin Seligman ele acredita que: “a curiosidade é uma força de caráter que pode melhorar a satisfação com a vida”. Quanto mais curioso, mais conhece as pessoas ao seu redor e desenvolve mais a compreensão ao próximo. - Sem julgamentos. Julgar vai causar antipatia, principalmente quando não for pedido a sua opinião.
- Esquecer seus problemas. No momento que está se comunicando dê atenção aos problemas do outro, se imagine na pele do outro, com seus dilemas e preocupações.
- Aumentar a resiliência e humildade. Saber passar por situações difíceis e estressantes sem perder o controle. Fazer algo desafiador, fora do corriqueiro.
- Vá viajar. Visite lugares que você nunca foi, com outras culturas.
- Perceba o feedback. Amigos e principalmente familiares podem ajudar.
- Evoque a emoção na sua vida. Assista filmes, leia livros que explorem as relações pessoais. Ajuda a perceber o ponto de vista dos outros diante de dramas e das emoções que se desenrolam.
- Revele seus sentimentos. Se você tiver sendo sincero e confiar no outro, revele o que sente, o resultado é amarrar com laços de amor e empatia a pessoa que você gosta. Ser vulnerável nessa situação é favorável.
Esperamos que tenha gostado das práticas empáticas e veja mais artigos interessantes no nosso site, inclusive o Amor & Carreira
Nos siga no Facebook
Estamos no Pinterest